O desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão e da sensibilidade das crianças poderá ocorrer no fazer artístico, assim como no contato com a produção de arte presente nos museus, nas galerias, revistas, livros, etc.
Esta é uma imagem de uma obra de Henri Matisse, intitulada “O Caracol”. Antes de iniciar a leitura da obra, fiz algumas perguntas às crianças:
- Alguém já viu este quadro?
- Quem o pintou?
- Vocês gostam deste quadro? Por quê?
- O que ele transmite?
- Lembra algo que você conhece?
Logo em seguida dei a cada criança uma folha com o desenho de uma espiral, na qual cada uma delas tinha que colar papéis coloridos formando um caracol.
Conhecendo um pouco de Matisse
(1869-1954) é considerado um dos maiores e mais criativos artistas do século XX. Matisse concentrou-se na essência do movimento e simplicidade do traço, motivo pelo qual suas pinturas, esculturas e ilustrações de
livros ficaram famosas.
Em 1950, com 81 anos, Matisse recebeu o Grande Prêmio da Bienal de Veneza, um dos maiores eventos da Arte contemporânea mundial. Seus novos trabalhos tinham o vigor de um jovem com um quarto de sua idade. Matisse foi um idoso muito gentil e modesto. Permaneceu aberto a novas ideias e acompanhava o desenvolvimento da Arte moderna. Ao ver os novos e muitos liberais trabalhos de arte abstrata de artistas jovens, dizia que não os entendia e por isso não iria julgá-los.COR E FORMA
Alguns dos últimos recortes de Matisse são reconhecidos como suas maiores obras-primas. Mostram sua experiência em composição e na combinação de cores. Alguns desses trabalhos são abstratos, constituídos mais de formas do que de imagens identificáveis. Mesmo assim, Matisse deu-lhes nomes como O Caracol, relacionando-os a coisas conhecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário